Reduzir custos e aumentar a produtividade: será que é possivel?
2018-09-11
Conseguir aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, reduzir os custos operacionais é o grande desafio para os gestores de todas as áreas de atuação.

Na busca por uma melhor eficiência produtiva e maiores resultados, os empreendedores acabam deixando as etapas de planejamento de lado, o que compromete seriamente todos os processos do negócio — como a redução na qualidade, atraso nas entregas, preço acima do mercado, falta de matéria-prima e, consequentemente, não cumprimento das demandas.

Todos esses fatores influenciam diretamente no sucesso ou fracasso de uma empresa. Por isso, investir em processos mais enxutos e que geram menos desperdícios é o primeiro passo melhorar o desempenho do negócio.

Além disso, aumentar a produtividade não é sinônimo de grandes investimentos ou mesmo aumento de produção: os recursos humanos da empresa são peças-chave para tornar o negócio mais produtivo.

É preciso pensar na gestão de pessoas treinadas e motivadas para chegar na melhoria dos processos, reduzir custos e aumentar a produtividade de acordo com as necessidades da empresa.

1. Defina padrões de trabalho
Produtividade significa fazer mais no menor tempo possível com o melhor nível de qualidade. Seguir padrões e acompanhar todas as etapas produtividades possibilita eliminar erros e falhas que possam vir a ocorrer e, consequentemente, comprometer a qualidade e o desempenho dos colaboradores.

Seguir padrões, procedimentos, rotinas e prioridades faz com que as metas e objetivos sejam alcançados de forma mais ágil e dentro do que havia sido planejado. É fundamental que todos os colaboradores estejam alinhados no mesmo propósito e conscientes das atividades desempenhadas, otimizando as tarefas e atendendo as demandas com mais agilidade.

2. Delegue responsabilidades
Toda equipe deve contar com um líder ou uma pessoa que delegue responsabilidades. É fundamental que os colaboradores estejam alinhados no planejamento da empresa e saibam quais metas precisam ser cumpridas e dentro de quais prazos.

Todos os colaboradores devem estar cientes da necessidade de manter o foco nos objetivos preestabelecidos, para não gerar desperdícios desnecessários ou mesmo utilizar o tempo de forma ineficiente. Para garantir que isso aconteça, a presença de um bom gestor é essencial.

3. Ofereça flexibilidade em troca de responsabilidade
Oferecer flexibilidade em troca de responsabilidades traz benefícios não apenas para o empregado, mas também para o empregador. Permitir que os membros da equipe tenham mais controle sobre os trabalhos e atividades que devem executar pode ajudá-los a se manterem mais motivados e, assim, realizar as tarefas de forma mais eficiente.

Porém, ao flexibilizar em troca de responsabilidades, o gestor deverá ter maior controle sobre as atividades e monitorar constantemente sua equipe, certificando-se de que as atribuições estejam sendo cumpridas e que não haja queda na produtividade do time.

4. Gerencie a logística
Os gastos de logística representam muito nas operações externas de uma empresa. É preciso que o gestor acompanhe, monitore e gerencie toda a logística (de viagens, de serviços e de produtos), de forma a encontrar a melhor maneira de fazer as entregas sem comprometer o orçamento.

Estabelecer estratégias que possam otimizar o transporte é essencial para reduzir gastos com manutenção da frota de veículos e combustível.

5. Use a tecnologia para otimizar tarefas
Otimizar tarefas, reduzir custos e aumentar a produtividade são os pilares de uma boa gestão. E, para isso, o uso de softwares vêm de encontro com as novas necessidades da empresa e do mercado.

Com sistemas integrados a todos os setores da empresa, é possível acompanhar o desempenho de cada colaborador e compreender, de forma avançada, quais são suas habilidades, potenciais e experiências.

Otimizando tarefas através de sistemas de gerenciamento, é possível melhorar a colaboração de cada empregado, reter talentos, reduzir custos, aumentar a produtividade e ter base para uma tomada de decisão eficiente, construindo uma força de trabalho motivada, engajada e alinhada com os objetivos do negócio.

Texto elaborado a 03 de Fevereiro de 2017 por nexaas
Check-up gratuito. Clique aqui e começe já a reduzir os seus custos! Marque uma reunião com um consultor EZ Trade Center. Contacte-nos
Redes Sociais
Facebook Linkedin