6 despesas que a sua empresa pode reduzir agora mesmo
2018-04-16

Um controlo consciente e lúcido, que combine redução de custos e bons investimentos é chave para o sucesso de qualquer negócio. Organização e planeamento devem fazer parte do dia a dia da sua empresa. A tomada de pequenas atitudes na gestão da sua empresa pode apoiar o objetivo pretendido, existindo, portanto, várias maneiras que podem evitar o insucesso e, por conseguinte, redirecionar o rumo da sua empresa.

O uso de materiais do próprio escritório e a otimização do consumo de energia elétrica são exemplos que podem reduzir os custos da empresa. A elaboração de um plano de controlo de custos também pode ajudar no maior domínio dos recursos. Com a evolução do plano vai ser necessários outros recursos mais complexos, mas o primeiro passo é garantir a disciplina diária do controlo.

Muitos empresários perdem quantias avultadas mensalmente por falta de conhecimento na gestão de custos operacionais. A EZ Trade Center apresenta 7 sugestões de custos que podem ser reduzidos na empresa.

Papel, fotocópias e impressão

Os custos com o papel, fotocópias e impressão são irrelevantes para muitos empresários, uma vez que estes desconhecem os reais custos operacionais dos mais variados setores do negócio. No entanto, é precisamente na utilização inconsciente destes recursos que a empresa perde algum dinheiro.

Uma boa forma de economizar neste ponto é desenvolver uma política de consciência ambiental, realizando a impressão de documentos que sejam realmente necessários. A orientação dos colaboradores para um uso consciente é fundamental: o recurso a arquivos digitais em detrimento de documentos impressos, a impressão nos dois lados da folha – frente e verso (exceto para clientes. Nestes casos, a impressão deve ser feita em apenas um lado da folha) e o aproveitamento de rascunhos são medidas que devem ser aplicadas na impressão. A soma de pequenas ações gera grandes resultados. 

Energia Eléctrica 

O uso indiscriminado da energia elétrica é uma outra despesa que aumenta significativamente os custos operacionais da maioria das empresas.

Aproveitar a luz solar, desligar as luzes dos corredores e das salas vazias são boas formas de começar a economizar. Desligar lâmpadas, computadores e outros aparelhos eletrónicos na saída, durante o horário de almoço e durante a noite são outras formas de poupar. Os equipamentos em standby continuam a consumir energia, logo devem ser igualmente desligados.

O ar condicionado deve ser usado com moderação. Sempre que não for necessário, deve ser desligado. Pela manhã, quando a temperatura estiver mais amena, manter as janelas abertas. Esta ação favorece um ambiente mais agradável no trabalho e contribui para a economia de energia.

     Telefones e Internet

Os meios de comunicação são ferramentas indispensáveis para o bom funcionamento de uma empresa. Hoje em dia, para se considerar uma empresa funcional, é necessário a instalação dos dois itens. Contudo, esta instalação pode ser mais económica se, em primeiro lugar, analisarmos a necessidade da empresa: se esta realiza mais ligações locais ou interurbanas, se são para telefones fixos ou móveis e, no caso da internet, saber qual a velocidade necessária para suprir as necessidades da empresa.

Após essa análise, deve-se viabilizar um contrato mais adequado à empresa, dando preferência a planos corporativos. Na EZ Trade Center temos obtido poupanças a rondar os 20% de desconto mensal.

     Copos de água e café

Os copos descartáveis utilizados para beber café e água geralmente têm um consumo elevado nas empresas, e constituiu outra despesa que pode ser reduzida facilmente dentro dos diversos custos operacionais. Uma solução criativa é incentivar o uso de canecas individuais por parte dos colaboradores. A empresa até pode fornecer as chávenas aos mesmos, e apesar do custo inicial considerável, será um bom investimento com a redução de copos descartáveis. A utilização dos copos deixa de ser feita pelos colaboradores, reduzindo-se o consumo somente para os clientes.

     Contratação e demissão de colaboradores

Na hora de contratar ou demitir um funcionário, a empresa deve ter em conta os gastos envolvidos no processo, custos que vão desde a formação e adaptação do funcionário à empresa até aos direitos do trabalhador no momento da demissão. Antes de contratar, deve fazer uma reflexão acerca da verdadeira necessidade do colaborador naquele momento, para além de ter em conta a forma de contratação.

Se o trabalho a ser desempenhado pelo novo funcionário não fizer parte da atividade rotineira da empresa, ou se não atende a um objetivo específico, deve ser considerada a prestação deste serviço em outsourcing.

     Stock mal planeado

É comum encontrar nos stocks das empresas produtos com baixa rotatividade e em larga escala. O setor de compras deve estar ajustado às necessidades dos consumidores e aos produtos mais vendidos pela própria empresa. O capital investido em produtos com baixo nível de vendas faz com que a empresa perca muito dinheiro, pois para além de não ser rentável ao negócio, gera despesas com o armazenamento e possível deterioração. Procurar planear as compras da empresa de acordo com as vendas, assim como investir num software de controlo do stock pode evitar perdas significantes de dinheiro.

Definir objetivos de redução de custos e envolver todos os colaboradores da empresa nestes objetivos é um dos aspetos mais importantes a serem desenvolvidos, dado que os colaboradores são os maiores aliados da empresa. O desenvolvimento de uma cultura de redução de custos agregada à manutenção da qualidade dos produtos e serviços é a chave para o sucesso do negócio.

A EZ Trade Center permite às empresas obter poupanças significativas na contratação de serviços externos, sem custos para o cliente. O método exclusivo Cut For More DA EZ Trade Center assenta na confidencialidade, eficácia e rapidez na redução de custos.

Check-up gratuito. Clique aqui e começe já a reduzir os seus custos! Marque uma reunião com um consultor EZ Trade Center. Contacte-nos
Redes Sociais
Facebook Linkedin