Como reduzir custos nas empresas
2017-04-20
A cada ano a economia tem vindo a vivenciar a importância crescente da investigação devida ao aumento do consumo interno. A melhoria na distribuição de renda no País tem proporcionado a entrada de novos consumidores no mercado.

Como o valor final de um produto está intimamente ligado ao custo de produzi-lo, para o empresário se  tornar competitivo, crescer de forma sustentada e aproveitar as oportunidades que se oferecem tem que rever a sua estrutura de gastos.

Quando nos focamos na redução de custos, devemos primeiramente perceber as diversas causas que estão relacionadas diretamente com o desperdício: processos ineficientes, falta de informação, estrutura inadequada, entre outros.

Para atacar a origem dos problemas e impulsionar os programas de redução, devemos estar atentos ao controle adequado das despesas, à informação atualizada e à motivação da equipa.

Para controlar as despesas, crie uma folha de excel com a natureza dos gastos, nos últimos três meses, estabelecendo uma média mensal de despesas por natureza. Identifique os gastos que correspondem a 80% do total, analise cada um deles de forma a identificar possíveis oportunidades de economia, estabeleça uma meta de redução e não deixe de envolver os funcionários , pois podem surgir soluções mais criativas. A adesão deles é fundamental para o êxito da empresa, porque dela depende a sua empregabilidade.

Com certeza o foco de atenção recairá sobre os processos de vendas, compras e distribuição, sendo que para cada um deles deverão ser analisados alguns aspectos, como os esforços direcionados para produtos pouco ou não rentáveis, dispersando o foco do negócio, a revisão da política de compras, o estabelecimento de parcerias com  fornecedores criando contratos maiores com margens de desconto também maior, a redução dos stocks fazendo programação de entregas alinhadas às estimativas de vendas e a análise dos custos com transporte próprio: combustível, motoristas, seguros, IPVA, gastos com manutenção versus terceirização, dentre outros itens.

O mais importante, em qualquer momento da empresa  é sempre estar próximo dos seus clientes, ouvi-los e estabelecer uma estratégia para a sua fidelização e conquista dos mesmos. Estas são as chaves para o pleno sucesso dos negócios.



Check-up gratuito. Clique aqui e começe já a reduzir os seus custos! Marque uma reunião com um consultor EZ Trade Center. Contacte-nos
Redes Sociais
Facebook Linkedin