A Responsabilidade Social e a Redução de Custos
2017-04-19

A responsabilidade social empresarial ou de todo o tipo de organizações é um tema cada vez mais na ordem do dia. Uma actuação socialmente responsável prende-se com a forma de operar e desenvolver uma actividade com preocupação com os impactos internos e externos à organização, ao nível do bem-estar das pessoas, da comunidade em geral e do meio ambiente.

É preciso não confundir responsabilidade social com beneficência. Uma organização pode optar por contribuir financeiramente ou com um outro tipo de meios para causas e iniciativas de carácter social, por exemplo. Mas a responsabilidade social vai muito para além disso.

É óbvio que as empresas operam para obter lucro e por isso é importante conciliar o interesse económico com as áreas sociais e ambientais. Isto pode ser muito visível ao nível da forma como utilizam e gerem os recursos com a máxima eficiência, gerando poupanças na própria empresa e promovendo, em simultâneo, a sustentabilidade dos mesmos e a preservação do meio ambiente.

São vários os exemplos que podermos dar: ao nível da optimização dos processos, eficiência energética, redução do consumo de papel, combate aos desperdícios, gestão de resíduos, selecção criteriosa de fornecedores, etc. As repercussões internas não deverão ser apenas na diminuição dos gastos, mas na redução efectiva de custos sustentada a médio e longo prazo.

Por outro lado, a própria manutenção da actividade empresarial pode vir a ser beneficiada, pois uma actuação ética e responsável acaba por ter visibilidade no mercado e ganhos de imagem, ao nível dos clientes, fornecedores, concorrentes e impacto na motivação e envolvimento dos colaboradores da própria empresa.

Assim, quando falamos de responsabilidade social, devemos ter em conta que a consciência ética, social e ambiental tem benefícios para todos.

Artigo de opinião elaborado por Gabriela Reis, Partner da EZ Trade Center Caldas da Rainha.

Check-up gratuito. Clique aqui e começe já a reduzir os seus custos! Marque uma reunião com um consultor EZ Trade Center. Contacte-nos
Redes Sociais
Facebook Linkedin